top of page

Mudrás, a yoga em suas mãos!


Os Mudrás são gestos simbólicos feito com as mãos, significando, literalmente, gesto, selo, senha ou chave.

Eles são usados no Yôga (um dos seis pontos de vista do hinduísmo) para penetrar em determinados setores do inconsciente. A palavra sagrada “MUDRÁ” provém do sânscrito e significa “SELO”.


O homem difere dos animais não só por sua inteligência e capacidade de criação, mas também por ter suas mãos e a capacidade de fabricar coisas, demonstrar intenções, comunicar pensamentos e sentimentos.


A mente tem mais fechos de nervos ligados às mãos, do que a qualquer outra parte do corpo. As mãos podem ser usadas para abençoar ou para amaldiçoar, construir ou destruir, ferir ou curar.


Depende da evolução do homem, depende da evolução de sua consciência com relação ao cosmo e a inteligência universal.


Quando unimos nossas mãos entrelaçando nossos dedos, se o polegar que ficar por cima for o direito ou o esquerdo, indica qual é o hemisfério do nosso cérebro que predomina.


A psicologia nos conta que se o polegar direito for o superior, significa que a lógica e a razão predominam em nossa vida. Se o polegar esquerdo for o superior, então somos a intuição e a emoção.


Quando unimos os dedos de ambas as mãos, estamos fechando um “circuito”, uma “conexão”, com nossa mente que acredita-se nos ajudar a pensar com maior clareza.


Curiosamente, as pessoas, em um estado de profunda reflexão, muitas vezes, e instintivamente, unem as gemas de seus dedos.


Se esquecemos algo e precisamos lembrar, instintivamente tocamos nossa testa com a ponta dos dedos.


A energia divina que desce para sustentar a vida, é qualificada e “filtrada” por nossos chakras. Para se fazer isto é necessário a utilização do poder do nosso coração, da nossa mente e das nossas mãos.


O coração traz a energia, a mente decide o que fazer com ela, e as mãos “executam”, moldam e direcionam esta energia.


O microcosmo humano é um reflexo ou espelho da criação final de Deus, o universo. Assim sendo, o ser humano é projetado como o universo, com cinco elementos básicos: O Espaço ou Éter, o Fogo, o Ar, a Água e a Terra.


A ciência dos mudras é baseada nestes 5 elementos. Um desequilíbrio ou coordenação errada entre estes elementos, causam desordens mentais, emocionais e físicas.


Assim sendo, o equilíbrio e sincronização entre estes cinco elementos, são os segredos para a boa saúde e evolução do ser.


Segundo os adeptos, os Mudras são o segredo da saúde situado nas mãos e dedos (Mudras, são executados com a ajuda dos dedos).


Os cinco elementos são representados em cada um de nossos dedos.


O polegar representa o fogo ou o sol, o dedo do indicador representa o ar ou o vento, o dedo médio representa o céu ou o espaço, o éter ou plano etéreo, o dedo anular representa a terra ou físico, matéria, e o dedo mínimo representa a água ou emocional, o corpo dos desejos.


ॐ Namastê!


Fonte: Mudrás – Abrindo os Chakras – Fonte: O Segredo Oculto

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page