top of page

O Sol retorna ao mesmo ponto do céu todos os dias?

Na verdade isto nunca acontece!

A melhor resposta e mais visual a esta questão é sem dúvida observar um Analema do Sol para entendermos as posições do Sol no céu.


Analema (provém do latim "analemma") é o termo usado em astronomia para designar um gráfico das posições que um mesmo astro "assume" no firmamento, observado de um mesmo lugar, mesma hora, porém em dias sucessivos, com intervalos de 24 horas, até completar um ano de observação.


Já o Analema Solar é a designação deste gráfico quando se observa as posições do Sol no firmamento, com as mesmas características técnicas descritas acima, e neste mesmo intervalo de tempo.


O mais interessante é que este gráfico pode ser observado no céu através de fotografias.


Se você tirar uma foto do Sol do mesmo ponto, na mesma hora, todos os dias durante um ano inteiro, poderá perceber que as posições do Sol de todas as fotografias irão compor uma forma de uma figura ligeiramente oblonga, parecida com uma curva algébrica "Lemniscata de Bernoulli" ou com o número "8", geralmente com um lado mais largo que o outro.


O formato e a direção do Analema muda de acordo com a localização do observador


No hemisfério norte, um observador perceberá que uma das curvas do Analema é mais ampla na parte inferior. 


Já, para um observador do hemisfério sul, a curva mais ampla estará na parte superior.


Observadores polares boreais, ou seja, localizados no Pólo Norte, verão apenas a alça superior do Analema. 


Enquanto, os observadores polares austrais, do Pólo Sul, observarão apenas a porção inferior do Analema.


Além disso, a direção do Analema também pode diferir dependendo da localização dos observadores na Terra.


O Analema do Sol tem formas diferentes em cada um dos 8 planetas. Isso ocorre porque a posição do Sol no céu depende não apenas da forma da órbita do planeta ao seu redor, mas também do ângulo de rotação do planeta.


O termo Analema em sua etimologia de origem grega, se refere ao pedestal de um relógio de sol


Existem alguns globos que têm a curva Analema impressa em sua superfície.


Crédito da Imagem & Direitos de Autor: Adriano Golemis/APOD

Este analema foi capturado, apesar das temperaturas frias e ventos fortes, perto da estação Concórdia na Antártica, segundo o autor.


A posição do Sol foi capturada em vários dias, às 4 horas da tarde, e fez parte integrante da composição desta imagem digital composta, que acredita-se ser o primeiro analema construído a partir da Antártica.


A razão pela qual a imagem mostra o Sol, apenas de setembro a março, é porque o Sol estava abaixo do horizonte durante grande parte do ano.


Na verdade, sendo "na data da imagem" um equinócio, o Sol nasce na data no Pólo Sul, após uma ausência de seis meses, permanecendo visível no céu antártico até o próximo equinócio de março, mostrando alguns efeitos de refração atmosférica.


Por outro lado, na data da imagem o sol se põe no Pólo Norte depois de meio ano de luz contínua.


Para toda a Terra, porém, o equinócio significa que em sua data temos uma noite e um dia aproximadamente iguais, que são para ambos de 12 horas de duração.


Imagem Principal do Post: refere-se a um Analema capturado a partir de Atenas, Grécia, no Antigo Templo de Zeus, que foi elaborado a partir de 47 exposições distintas do Sol, cujas posições foram registradas de 30 de março de 2003 até 30 de março de 2004. Este Registro foi realizado por Anthony Ayiomamitis, do site grego perseus, e publicado em APOD/NASA.


Por:

João Batista Salgado Loureiro

Escritor de Livros, Especialista em Maçonologia, Engenheiro Civil, Astrônomo Amador, Autor de Produtos de Astronomia "As Maravilhas do Céu Estrelado", Palestrante de Astronomia e Motivacional

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page