Holi - O Festival Hindu das Cores
- Luciane Loureiro
- 18 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

O Festival Indiano Holi é um evento realizado uma vez por ano conhecido pela diversão, pela onipresença de cores e pela oportunidade de se deparar com uma Índia mais feliz.
Além de comemorar o início da primavera, o festival Holi é um símbolo do triunfo do bem sobre o mal, e é celebrado pelos hindus no dia de "Purnima" (a lua cheia), no mês de "Falgun".
Normalmente, Holi dura apenas uma noite e um dia e geralmente começa na noite de lua cheia.
Mas os dias de celebração podem variar em diferentes regiões da Índia, como também algumas peculiaridades da celebração.
O primeiro dia de Holi é conhecido como "Chhoti Holi" ou "Holika Dahan", e o segundo como "Rangwali Holi", "Dhuleti", "Dhulandi" ou "Dhulivandan".
Durante vários dias que antecedem o festival Holi, as pessoas juntam madeira para fazer grandes fogueiras que são acesas na noite anterior no dia de "Holika Dahan".
Segundo o hinduísmo, Holika era um demônio que foi queimado até a morte por "Vishnu".
Para eles, Holika representa o mal, e uma vez que o sol se põe, as pessoas acendem uma grande fogueira, denominada "Holika Dahan", para queimá-lo, celebrando com isto o triunfo do bem sobre o mal.
As pessoas se reúnem em torno do fogo conhecido como "Chhoti Holi" e realizam 'pingpuja', enquanto rezam pela longevidade e prosperidade de seus entes queridos.
As fogueiras queimam noite adentro e as pessoas dançam e celebram até altas horas da madrugada.
No segundo dia de celebrações, conhecido como "Rangpanchami", as pessoas celebram muito e brincam com as cores.
Acredita-se que "Krishna" costumava celebrar o festival com cores em "Vrindavan" e "Gokul".
Este ano, o festival das cores será celebrado nos dias 20 e 21 de março.
Quem celebra o Holi?
Atualmente, é muito difícil dizer quantas pessoas celebram o festival Holi ao redor do mundo.
Embora Holi seja um festival religioso hindu, tornou-se muito popular entre os não-hindus em muitos lugares do sul da Ásia e até mesmo fora da Ásia. Além de ser tradição, a celebração da data ocorre em muitos palácios localizados na América do Norte e na Europa.
Nos últimos anos, o Festival tornou-se um símbolo de amor, alegria e de celebração da vida com cores.
De forma geral, o que se faz em Holi?
Na noite anterior ao Holi, as pessoas se reúnem e realizam rituais religiosos, geralmente em frente a uma fogueira e oram pela destruição de seu mal interior.
Na manhã seguinte, as pessoas começam um verdadeiro carnaval, com muita dança, em ruas abertas, parques e terrenos acessíveis, fora de templos e prédios, manchando uns aos outros com pó colorido e encharcando-se com pistolas de água e balões cheios de água.
Há grupos de pessoas cantando e dançando carregando tambores e outros instrumentos.
Os adeptos também visitam suas famílias e amigos com o objetivo de se divertirem, colorir uns aos outros e depois compartilharem as delícias feitas para a celebração.
Comments