O Lema da Maçonaria "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" não é oriundo da Revolução Francesa.
- João Batista Salgado Loureiro
- 3 de mar.
- 1 min de leitura
A idéia de que o lema da Maçonaria de origem francesa é oriundo da Primeira República francesa, mais conhecida como a Revolução Francesa, não espelha a realidade histórica.
Jean-Nicolas Pache, prefeito de Paris, em 21 de junho de 1793 - 4 anos portanto após o inicio da revolução, propôs a idéia de colocar cartazes na cidade com a inscrição ”Unidade e indivisibilidade da República, Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou a Morte“. Mas esta proposta não foi adotada pela Primeira República e caiu no esquecimento.
Seria preciso, esperar até 25 de fevereiro de 1848, quando Louis Blanc (1811-1882), então membro de um governo republicano provisório – e futuro maçom – fez inscrever a tríade "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", como a divisa nacional da França, na Constituição da Segunda República.
E foi somente em 10 de agosto de 1849, no ano seguinte portanto, que esta tríade foi adotada como lema maçônico, pelo Grande Oriente da França.
É importante lembrar que o lema da Maçonaria de origem inglesa, como o Rito de York e o Ritual Emulação não é este, mas sim "Brotherhood, Relief and Truth", "Fraternidade, Auxílio e Verdade".
Como buscadores da verdade, o nosso dever é investigar os fatos históricos, para saber como eles realmente aconteceram.
João Batista Salgado Loureiro
M.'.M.'.|33°| M.'.I.'.|Membro Fundador Academia Brasileira Maçônica de Letras|Pós em Maçonologia
"Trilhem um Caminho de Luz!"
Comentarios