top of page

A Estrela Polar do Sul


No Hemisfério Sul, ao observarmos o céu noturno austral em direção ao Sul, podemos perceber o Pólo Sul Celeste e observar a sua Estrela Polar do Sul, ou "Polaris Australis", que atualmente é a estrela Sigma da Constelação do Oitante (Sigma Octans).


A estrela Polar do Sul, em qualquer época, sempre localiza-se muito perto do eixo de rotação da esfera celeste, aquele eixo que "atravessa" o planeta de um pólo a outro. Mas, a estrela que recebe esta denominação nem sempre é a mesma, pois ela muda de tempos em tempos, devido ao movimento de Precessão dos Equinócios.




Em uma noite de observação, a "Polaris Australis", bem como a "Polaris" para os boreais (estrela polar norte), parece permanecer fixa no céu a noite toda (e durante todo o ano), assim como o pólo sul da Terra enquanto o resto da superfície da Terra se move em torno dele.


Qualquer outra estrela da esfera celeste, com exceção da "Polaris Australis", e da "Polaris", no céu boreal, gira em círculos em torno do eixo de rotação que atravessa os Pólos da Terra, e se projeta no firmamento, e volta para a mesma posição do céu após 23h 56m 4s, resultando no Movimento Diurno da Esfera Celeste Sul. Sul, por estarmos tratando da Estrela Polar do Sul, e Diurno, por ser um termo utilizado pelos astrônomos para se referir a "Diário", Movimento Diário.


Este movimento das estrelas na esfera celeste, quando capturados por câmeras fotográficas de longa exposição, "desenham" rastros deste movimento nas fotografias, conforme visto na imagem principal deste artigo.


Mas por quê vemos o Pólo Celeste acima da superfície da Terra?


O eixo de rotação da Terra é inclinado em 23,5º em relação à normal ao plano da translação da Terra.

Por: João Batista Salgado Loureiro

Cofundador da Holystica®, Escritor, Especialista em Maçonologia, Engenheiro Civil, Astrônomo Amador, Autor de Produtos de Astronomia, Palestrante de Astronomia e Motivacional

Glossário:

Constelações - A cultura ocidental divide a esfera celestial em 88 áreas de vários tamanhos, chamadas constelações, cada uma com um limite preciso, definido pela União Astronômica Internacional. Essas constelações se tornaram a forma padrão de descrever o céu, substituindo exaustivamente, no uso diário, conjuntos semelhantes em outras culturas do céu.


Latitude - do latim “latitudine”. Na esfera terrestre, ângulo que faz com o plano do equador terrestre o raio que passa por determinado observador ou determinada localidade; arco do meridiano compreendido entre determinado observador ou determinada localidade e o equador terrestre.


Movimento de rotação da Terra - é definido como sendo um giro completo que a Terra dá em torno de seu próprio eixo, ou seja, é um movimento giratório em torno de seu eixo que fica fixo. O planeta gira em torno de seu eixo polar (uma linha imaginária que passa através do pólos norte e sul terrestres), uma vez a cada 23h 56m 4s, fazendo a alternância entre dia e noite.


Movimento da precessão dos equinócios - é equivalente ao movimento de bamboleio que o eixo de um pião qualquer faz, ao girar, quando o mesmo é jogado. E para completar um ciclo de bamboleio, a Terra leva aproximadamente 26 mil anos.


Vídeo: projeção para a cidade de São Paulo, dias 21 e 22 de fevereiro de 2019

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page