top of page

"Shinrin-yoku"- O Banho de Floresta!



Desde os primórdios, o homem sempre viveu em harmonia com a Natureza, mas com o passar dos séculos distanciou-se desta relação, em decorrência da busca de outros modos de sobrevivência, e dentro do contexto de um mundo moderno cibernético e muito voltado para o materialismo.


Porém, os cientistas defendem a ideia de que mesmo em uma sociedade moderna, o nosso instinto predominante ainda é o de viver o mais próximo possível da natureza. Já que sem isso, sabe-se que as pessoas sofrem!


No Japão, não é mistério para ninguém, que se você busca ar puro, tranquilidade, silêncio, não tem caminho mais lógico a seguir do que buscar um contato com a natureza.


Há tempos que os terapeutas holísticos defendem este contato com a natureza como um "remédio" para a prevenção de doenças, principalmente as de origem psicossomáticas.


E agora tudo está sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças, segundo os pesquisadores. E isto é a base da chamada medicina preventiva.


O Japão é um dos lugares onde mais se estuda a relação entre saúde e natureza, e mais se defende o uso da Medicina Preventiva para reduzir gastos com o sistema público de saúde. O centro desta investigação fica na universidade de Chiba, perto de Tóquio.


A pesquisa dos chamados fitocidas, os aromas dos óleos essenciais das plantas e das árvores das florestas, está presente no laboratório do professor Yoshifumi Miyazaki.


Lá, os pesquisadores medem a pressão arterial e as atividades cerebrais no momento em que um voluntário respira um ar comum, e repetem a experiência medindo a pressão arterial e a atividade cerebral, deste mesmo candidato, enquanto ele respira o ar com o aroma da floresta e da árvore do Japão.


Quando a pessoa que participa desse tipo de experiência fecha os olhos, o fitocida começa a ser liberado - "é um aroma leve, bem suave do cipreste de Taiwan". E dois minutos depois acaba a experiência.


O relaxamento que ocorre no momento em que o fitocida começa a ser liberado, fica muito claro nos gráficos.


Após a segunda medição, eles fazem a comparação se houve um relaxamento e se houve uma mudança nas funções vitais do candidato.


Quando "mergulhamos" em uma floresta, nosso corpo, segundo os pesquisadores, se aproxima de um estado de bem estar que nos deixa mais resistentes.


A natureza é um estímulo aos sentidos: o visual, os sons, o sabor de uma fruta, estar em contato tão próximo com a natureza - "isso faz um bem imenso e todo mundo sabe". Agora, a explicação científica para tantos benefícios estaria no olfato, nos cheiros que sentimos.


Uma parte do experimento é feito na floresta: primeiro, o voluntário da pesquisa observa o ambiente durante 20 minutos. Depois, caminha pela floresta, mais 20 minutos, e novamente observa a natureza por outros 20 minutos. Sempre monitorado pela equipe de pesquisadores.


E, a resposta do organismo à terapia das florestas é surpreendente. Conheça alguns números:


  • Uma redução de 16% do hormônio do stress;

  • De 2% na pressão arterial;

  • De 4% na frequência cardíaca;

  • E um aumento de mais de 100% das atividades do sistema nervoso parassimpático - que mede o nível de relaxamento.


Segundo os cientistas, o "Shinrin-yoku"*, terapia japonesa, popularmente traduzida como "banho de floresta" aumenta o número de células NK - as "Natural Killers".


Como o nome em inglês já diz, são as células exterminadoras, que surgem na medula óssea e combatem infecções e tumores.


Para se ter uma ideia, pesquisadores da universidade de Chiba já realizaram mais de 50 estudos sobre os fitocidas, envolvendo cerca de 600 voluntários.


Porém a sabedoria japonesa, por sua vez, nunca precisou de toda essa comprovação científica.


O país pode ser pequeno. Mas é quase todo coberto por florestas. Akasawa, instituída no século XVI, por exemplo, foi a primeira reserva florestal do país, e a primeira a receber o selo de floresta certificada para tratamento.


A certificação de uma floresta como local de tratamento passa pela beleza do lugar, pelas árvores, mas também pela estrutura que oferece para receber bem os visitantes. A ideia é usar a medicina preventiva para reduzir os gastos do sistema público de saúde.


Se depender dos próprios japoneses, não será preciso de nenhuma campanha especial.


As florestas vivem cheias! É um hábito por lá. Muita paz e muita luz a todos!

ॐ Namastê! Luciane Loureiro

CEO & Founder - Holystica

>>>>>>>>>>

*O termo "Shinrin-yoku" foi desenvolvido no Japão durante a década de 1980, e tornou-se a pedra angular da saúde preventiva e cura de muitas doenças na medicina japonesa.

Pesquisadores, principalmente do Japão e da Coréia do Sul, criaram um corpo robusto de literatura científica sobre os benefícios à saúde ao se passar um tempo sob o dossel de uma floresta viva, e a mais intocada possível. Esta pesquisa esta ajudando a levar e estabelecer o "Shinrin-yoku" em todo o mundo.

O Banho de floresta ou terapia florestal consiste na conexão de nós mesmos com a Natureza através do resgate do despertar dos sentidos.

Infelizmente, a sua conexão cada vez mais distante da Natureza, fez com que o homem se distanciasse cada vez mais de sua própria essência.

>>>>>>>>>>

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page