top of page

Você já teve uma experiência Mística?


A "Encyclopaedia Britannica" define o Misticismo como uma prática de êxtases religiosos (experiências religiosas em estados alternativos de consciência), juntamente com qualquer ideologia, ética, ritos, mitos, lendas, magia e que podem estar relacionados a eles.


O termo "Místico" é derivado do substantivo grego "Mystes", que originalmente designou um iniciado de um culto secreto ou religião misteriosa .


Na Grécia Clássica (5º-4º século A.C. ) e durante a Era Helenística (323 A.C.-330 D.C. ), os ritos das religiões misteriosas eram em grande parte ou totalmente secretos.


O termo "Mystes" é derivado do verbo "Myein" ("fechar", especialmente os olhos ou a boca) e significou uma pessoa que mantivesse um segredo.


Já, a professora sênior do estudo das idéias da religião J. H. McKenna, definiu Misticismo, como um sentimento da presença de Deus, sem mediadores.


Segundo ela, existem dois tipos de pessoas teístas:

  • Uma é intelectualista e apreende Deus através de idéias, crenças, terminologia;

  • A outra é mística e apreende Deus sem ideação*, sem credos, sem palavras seguidas.

O misticismo afirma em nome dos místicos que uma experiência com Deus é possível e preferida.


Isso significa que nada medeia uma experiência Divina para o místico, nem um livro sagrado, nem uma pessoa santa, nem uma ideia, nem uma igreja, nem uma sinagoga, nem um templo, nem uma mesquita, nem um joelho dobrado, nem um pálpebra fechada, nem mesmo os lábios em oração.


Muita paz e muita luz a todos!


ॐ Namastê!


>>>>>>>>>>

* Êxtase é o estado emocional em que o indivíduo se sente fora de si ou em transe, caracterizado pela intensificação extrema de variados sentimentos, como o prazer, a alegria, o medo e etc.

* Teísmo, provém do grego theós+ismo e do francês théisme, e é definido como a crença na existência de Deus, fonte e sustento do Universo, a quem se chega a atribuir forma e características humanas. (fonte: Dicionário Michaelis).

* Ideação é a formação e encadeamento das ideias; concepção.

>>>>>>>>>>


Crédito da Imagem: Mario Duguay

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page