top of page

Alimentação Holística: a Batata Yacon, o famoso tubérculo "mágico"


A batata Yacon é mais um dos alimentos maravilhosos que vieram dos Andes para melhorar e muito nossa saúde.


É uma grande planta perene popularmente conhecida há milhares de anos, que cientificamente é denominada de "Smallanthus sonchifolius".


Cultivada principalmente por suas raízes tuberosas e por sua grande variedade de usos, a Yacon cresce principalmente na América do Sul, incluindo os Andes Central e Norte, abrangendo principalmente a Colômbia e a Argentina.


O xarope e o pó da Yacon também são comumente usados ​​como substituições saudáveis ​​para o açúcar, como edulcorantes em vários alimentos.


Além disso, a raiz que é muito semelhante a batata doce pode ser comida crua, como se fosse uma fruta.


Curiosamente, a grande parte do tubérculo da Yacon (batata), que pode crescer até 1 quilograma de peso, é composto de fructooligosacarídeos, que é uma forma indigestível de frutose.


E, esta qualidade única da Yacon é em grande parte responsável por ela ser tão valiosa!


Conforme mencionamos, os tubérculos da Yacon são compostos principalmente de frutooligossacarídeos e água.


Isso significa que a maioria dos açúcares destes tipos de carboidratos não podem ser digeridas pelo nosso corpo, apresentando como resultado um nível muito baixo de calorias e um "poder" de prevenção da absorção do excesso de açúcar dos alimentos ingeridos que entram na corrente sanguínea.


A Yacon também ajuda o corpo a aumentar a absorção de vitaminas e minerais de todos os outros tipos de alimentos que são ingeridos, de modo que, embora não haja muitas vitaminas e minerais na própria Yacon, com ênfase a presença de potássio, cálcio e fósforo, ela é muito importante na ingestão desses componentes essenciais à saúde humana presente nos outros alimentos.


Os benefícios de consumir diariamente a batata Yacon para a saúde não se resumem a apenas ao controle dos níveis de açúcares no sangue como tem se destacado com maior ênfase.


E, a "singela" lista dos principais benefícios do consumo da Yacon ao corpo, fez ela ser batizada por este canal como um "alimento holístico", que faz bem ao corpo como um todo, "holos".


Conheça os principais benefícios que foram destacados por nosso canal:

  1. devido a sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue (Glicemia), ajuda a gerenciar o diabetes, e por isto tem sido chamada de "insulina natural" - A razão pela qual há um aumento exponencial de pessoas, ao redor do mundo, que estão consumindo a batata Yacon com maior frequência, é seu efeito anti-hiperglicêmico no corpo. Ao consumir os frutooligossacarídeos presentes na Yacon, o corpo passa a não absorver os açúcares simples, há a redução da quantidade de produção de glicose no fígado, e com isto, causa uma diminuição nas taxas de glicemia em jejum do sangue. E, sem dúvida, isto é muito importante para pessoas que sofrem de diabetes. Há pesquisas que também estão sendo feitas para avaliar o potencial da Yacon de aumentar a sensibilidade à insulina do corpo. Um outro aspecto benéfico para diabéticos ou para pessoas com risco de desenvolverem a doença.

  2. aumenta a saúde digestiva, pois ajuda a reduzir a constipação, o inchaço e as úlceras gástricas - Embora o corpo não consiga absorver esses frutooligossacarídeos, isso não significa que as bactérias saudáveis ​​do nosso intestino não os achem deliciosos! A Yacon também contém materiais prebióticos, o que estimula o crescimento e a saúde da microflora do nosso corpo. Quando nossas bactérias probióticas são bem cuidadas e saudáveis, nosso corpo pode maximizar a ingestão de vitaminas e minerais. Ao otimizar os níveis de absorção de nossos alimentos, somos capazes de obter mais "poder", por assim dizer, quando comemos outros alimentos. Além disso, o leve efeito laxante da Yacon reduz a constipação, o inchaço e outras condições gastrointestinais mais graves, como úlceras gástricas e o câncer do cólon.

  3. reduz os níveis do colesterol "ruim" - Além da sua importância para os diabéticos, a Yacon também é importante para as pessoas que precisam controlar seu colesterol. Novas pesquisas têm demonstrado que o consumo da Yacon resulta em uma redução de triglicerídeos em jejum e dos níveis de lipoproteínas de baixa densidade. Em outras palavras, os frutooligossacarídeos que compõem a Yacon ajudam a baixar os níveis lipídicos e previnem o acúmulo de colesterol "ruim". Auxiliando desta forma na prevenção de uma grande variedade de problemas com o coração, incluindo a doença cardíaca coronária.

  4. auxilia na perda de peso - Apesar de existirem controvérsias dentre os pesquisadores, acredita-se que a Yacon ajude a perder peso em reeducações alimentares, pois tem poucas calorias, sacia a fome devido a presença de fibras, e seu amido é diferenciado em relação a outros tubérculos;

  5. diminui a pressão arterial, pois diminui a "tensão" do sistema cardiovascular - Há uma série de aspectos saudáveis ​​da Yacon para o coração, mas temos que destacar primeiramente os altos níveis de potássio. O potássio é um vasodilatador, o que significa que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a tensão no sistema cardiovascular. Isso significa aumento do fluxo sanguíneo e da oxigenação para partes do corpo que mais necessitam, e isto resulta em uma menor chance de desenvolver condições como a aterosclerose ou ter doenças cardíacas, e vivenciar ataques cardíacos ou derrames. O potássio também ajuda a regular o equilíbrio de fluidos nas células e nos tecidos do nosso corpo, em conjunto com o sódio;

  6. melhora a saúde do fígado pois evita a acumulação de gordura nele, mantendo sua saúde equilibrada - O fígado é a fonte de glicose do nosso corpo, então faz sentido afirmar que a regulação da glicose através da ingestão da Yacon afetaria de alguma forma o nosso fígado. Na verdade, estudos mostraram que quantidades adequadas da Yacon (particularmente quando combinadas com "Milk thistle", um extrato de semente da espécie "Silybum marianum", muito usado no USA ) impedem a acumulação de gordura no fígado e mantêm adequadas a saúde e a função do fígado;

  7. ajuda a prevenir certos tipos de câncer - A pesquisa mostrou que os compostos encontrados na Yacon podem ter efeitos inibitórios no crescimento de células cancerosas. Embora esta pesquisa ainda seja um pouco preliminar, não há desvantagem ou um possível efeito colateral de adicionar Yacon à sua dieta!

  8. fortalece a imunidade do organismo, o sistema imunológico - Como descrito acima, a Yacon também contém materiais prebióticos , o que estimula o crescimento e a saúde da microflora do nosso corpo. Quando nossas bactérias probióticas são bem cuidadas e saudáveis, nosso corpo pode maximizar a ingestão de vitaminas e minerais. Probióticos são bactérias benéficas que vivem em nosso intestino e estimulam o nosso sistema imunológico. Elas ajudam a manter a saúde do revestimento do intestino, o que pode ajudar a evitar que substâncias indesejadas “escapem” pelo corpo e provoquem uma resposta imune.


Mas, como consumir a Yacon?


Para que a batata Yacon não perca suas propriedades e você consiga os melhores resultados possíveis, ela deve ser consumida crua e descascada, não frita ou cozida.


A batata Yacon tem 90% de água, uma consistência macia e um gosto muito adocicado, parecido com uma pera, apesar se sua aparência lembrar a da batata doce.


Você deve comer de três a quatro fatias da Yacon por dia, de aproximadamente 30 gramas cada. Há quem faça chá com suas folhas e o consuma duas vezes ao dia, principalmente aquelas pessoas que moram próximo dos produtores da Yacon.


"A Batata Yacon é realmente um alimento holístico pois seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo como um todo, "holos".


Muita paz e muita luz a todos!


ॐ Namastê!


>>>>>>>>>>

* Prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino (cólon), beneficiando o indivíduo hospedeiro dessas bactérias.

>>>>>>>>>>


ATENÇÃO: Consulte sempre seu médico e nunca deixe de tomar seu medicamento. A Batata Yacon não pode substituir seu medicamento, somente um médico pode fazer isto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page