top of page

A Ciência Noética trará um novo pensamento holístico ao mundo ocidental?


Mas afinal, o que é Noética?

A Noética é um dos novos ramos da Ciência que pretende, através do método teórico-experimental, descobrir as respostas para várias indagações milenares a respeito da mente, vida, morte, e a existência da alma.


É uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, e em linhas gerais, define a dimensão espiritual do homem.


Dentre inúmeros estudos, diversas práticas experimentais procuram mensurar a relação mútua entre consciência e corpo físico.


Curiosamente, estas pesquisas indicam que a mente não está restrita ao campo cerebral, ela transcende a matéria orgânica e se expande em outras direções. Mas, por quais dimensões ela "caminha" ainda não é possível precisar.


A ciência se concentra na observação externa e se baseia em avaliação objetiva, medição e experimentação. Isso é útil para aumentar a objetividade e reduzir o viés e a imprecisão ao interpretarmos o que observamos.


Mas outra maneira de saber é subjetiva - ou interna - incluindo sentimentos viscerais , intuição, palpites - a maneira como você sabe que ama seus filhos, por exemplo, ou experiências que você tem que não podem ser explicadas ou comprovadas, mas que são absolutamente reais. Essa maneira de saber é o que chamamos de noético .


De uma perspectiva puramente materialista e mecanicista, toda experiência subjetiva-noética surge da matéria física, e a consciência é simplesmente um subproduto dos processos cerebrais e corporais.


As ciências noéticas concentram-se em trazer uma lente científica ao estudo da experiência subjetiva e às maneiras pelas quais a consciência pode influenciar o mundo físico.


As expressões 'noese' e 'noético' procedem da palavra grega 'nous', que tem o sentido de mente, inteligência ou modalidades intuitivas do saber.


A noética é fruto da interação entre diversas disciplinas e técnicas que investigam em conjunto as esferas da ciência, da saúde, da relação entre a mente e o corpo material, a psicologia transpessoal, integral e convencional, a arte, as terapias consideradas holísticas, que estudam o Homem em sua totalidade, as ciências sociais, inclusive a espiritualidade.


Luciane Loureiro

CEO & Founder - Holystica®️


Fonte: Psychology Today

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page