top of page

"Halloween" ou "All Hallow's Eve"? Uma comemoração com origem no "Samha


"Halloween" tem sua origem inspirada na forma contraída de pronunciar "All Hallow's Eve", que significa, a véspera do Dia de Todos os Santos, ("Eve", Véspera, "All", Todos(as), "Hallow", santificação, santificar, santificados, santos).

Sua origem tem relação com o festival celta da colheita, um dos mais importantes Festivais Sazonais Gaélicos, que celebrava o final do período fértil no hemisfério norte, o "Samhain".


Sua relação com uma data comemorativa cristã remete ao século nono, quando o Papa Gregório IV mudou o "Dia de Todos os Santos", que era comemorado em Maio, para 1º de Novembro, com o objetivo de apaziguar a situação nos territórios pagãos recém-conquistados no noroeste da Europa, fazendo-o coincidir com o "Dia de Samhain”, comemorado já há muitos séculos pelos celtas.


Na tradição celta,"Samhain" marca o final da temporada de colheita e é tradicionalmente comemorado desde o pôr do Sol do dia 31 de outubro ao pôr do Sol do dia 1º de novembro.


É uma data muito expressiva que está no caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte, e onde já se pode sentir de forma gradativa, o esfriamento das temperaturas e o escurecimento dos céus, rumo ao tenebroso inverno.


Diz a lenda que é no "Samhain" que se deveria efetuar as colheitas, antes que criaturas misteriosas chamadas "Pooka", destruíssem ou contaminassem tudo o que ainda estivesse nos campos.


Com o objetivo de apaziguar esses espíritos malignos, eles acreditavam que era necessário fazer oferta de comida.


Crença esta que deu origem a tradicional frase que é muito repetida pelos adeptos em suas comemorações, "Doçuras ou Travessuras” ou do inglês "Trick ou treat"*.


Curiosamente, em virtude de não quererem ser reconhecidas pelos espíritos que nessa noite vinham à Terra, as pessoas vestiam-se com fantasias assustadoras.


Outro Festival que sabe-se ter origem também neste Festival Sazonal é o chamado "Samhain Wicca".


Ele é considerado um dos principais "Sabbats Wicca". Nesta ocasião, os adeptos do mundo todo comemoram o Ano Novo, porém com uma diferença no calendário, em 01 de maio a data é celebrada pelos Wiccas austrais, os localizados no Hemisfério Sul, e em 31 de outubro, os Wiccas borais, os localizados no Hemisfério Norte de nosso planeta.


* 'Travessuras ou Gostosuras' ou 'Doces ou Travessuras' (''trick-or-treat'', em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, que é celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta gostosuras ou travessuras?. Se as pessoas responderem "gostosura", os anfitriões dão doces às crianças, se disserem "travessuras" as crianças assustam-nos com as máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico ou borrifa-la com espuma colorida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page