top of page

Diwali, um Festival que celebra o Triunfo da Luz sobre as trevas, do Bem sobre o mal e do Conhecimen



Diwali é o famoso Festival das Luzes celebrado por hindus, siques e jainistas, e considerado o festejo mais popular do sul da Ásia.


É celebrado por diversas razões devido a origem das mitologias e das tradições de cada localidade, mas seu tema principal é o triunfo da Luz sobre as trevas, do Bem sobre o mal e do Conhecimento sobre a Ignorância, além de marcar o início do ano novo hindu.


É também conhecido como "Deepavali", uma palavra sânscrita que significa “série de lâmpadas acesas”.


O festival Diwali sempre é celebrado entre os meses de outubro e novembro, mas a data exata muda a cada ano por ser marcada pelo calendário lunar hindu.


Basicamente, tem a duração de cinco dias no total com o festival das luzes caindo efetivamente no terceiro dia das celebrações, que é marcado no 15 º dia do mês Hindu "Kartik", e corresponde aos meses de outubro / novembro em nosso calendário gregoriano.


É comemorado com música, luzes, fogos de artifício e compartilhamento de doces tradicionais.


Muitas pessoas se preparam para o festival limpando e decorando suas casas, e na noite das celebrações usam roupas novas e participam da "puja"* familiar, ou orações para Lakshmi.


Outra tradição é a Arte de Rangoli, padrões e desenhos feitos de pós coloridos, pó de arroz moído e flores que são exibidos, geralmente representando uma folha de lótus.

O significado religioso do Diwali varia regionalmente dentro da Índia.


O festival é associado a uma diversidade de divindades, tradições e simbolismo e tem a duração de cinco dias, com as principais celebrações acontecendo no terceiro dia na maioria dos lugares da Índia.

Em 2018, o Diwali é celebrado no dia 7 de novembro, acontecendo um dia antes no sul da Índia, e em outras localidades como em Gujarat, dois dias antes.


Estima-se que este festival seja celebrado por aproximadamente 800 milhões de pessoas em todo o mundo.


As comunidades hindus mais numerosas estão localizadas na Índia, Singapura, Malásia e Nepal.


Assim como os Cristãos veem o Natal como uma data especial e importante, o Diwali é um festival que possui um grande significado para os adeptos.


Além do Hinduísmo, outras religiões que comemoram o festival são o Budismo, o Jainismo e o Sikhismo ou Siquismo.


Independente de sua fé, você pode juntar-se à festividade que é conhecida como “O Festival das Luzes”.


*Puja - Oração


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page