top of page

É chegado o "Mês da Purificação"! Fevereiro, um mês que nem sempre existiu!



Na Roma antiga, "Februarius" era o "Mês da Purificação" e grandes festividades eram realizadas nesta época do ano com o objetivo de restabelecer o equilíbrio e o foco do império.


Mas, o mês de Fevereiro nem sempre existiu!


O primeiro calendário romano era um calendário lunar que continha apenas dez meses.


Ele começava no equinócio da Primavera do hemisfério norte, por volta do dia 21 de março. E, foi implantado, segundo a lenda, por Rômulo, o fundador de Roma, aproximadamente em 753 a.C..


Curiosamente, neste primeiro calendário romano, o ano tinha apenas 10 meses com duração de 30 ou 31 dias cada, e totalizava 304 dias.


Nos demais 61 dias do ano não haviam meses designados, não entravam na "contagem" do calendário devido ao pouco interesse que havia no acompanhamento temporal desta etapa do ano, já que coincidiam com o período de inverno do hemisfério norte.


Os meses de Janeiro e Fevereiro só se tornaram meses do ano na primeira reforma do calendário, que ocorreu com Numa Pompílio, o segundo dos sete reis de Roma, por volta de 713 a.C..


Nesta reforma, houve a redução da duração dos meses de 30 dias para 29 dias e a adição dos meses de "Januarius" (29 dias) e "Februarius" (28 dias) no final do calendário, aumentando o seu tamanho para 355 dias, porém, transformando-o em um calendário luni-solar, mantendo os inícios dos meses coincidindo com os inícios das fases da Lua e adicionando de tempos em tempos um mês extra para completar o ano solar.


Ademais, atualmente, Fevereiro é o segundo mês do ano em nosso calendário, o gregoriano, e tem a duração de 28 dias, exceto em anos bissextos, que tem a duração de 29 dias. Os anos bissextos têm 366 dias e acontecem com uma periodicidade de 4 anos.


A Etimologia do Nome


O significado de fevereiro pode ser melhor entendido dando uma rápida olhada em suas etimologias:


> Fevereiro deriva do latim "Februarius", que por sua vez está associado a "Februa", a festividade romana de purificação, e ao deus "Februo", deus da morte e da purificação;

> "februarius mensis" que significa "mês de purificação",

> "februare" que significa "purificar";

> "februa" que significa "purificações, ritos expiatórios";

> plural de "februum" que significa "meios de purificação, oferendas expiatórias";

> além disto, algumas fontes afirmam ser uma palavra "sabina", proveniente de um povo antigo que vivia principalmente nos "Apeninos" da Itália central, região conquistada pelos romanos no terceiro século antes de Cristo.


Alguns dos mais famosos Festivais que eram comemorados em Fevereiro ao longo da história.


- Imbolc - Festival das luzes e do fogo purificador dos celtas que acontecia entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, que celebrava os primeiros indícios da aproximação da Primavera, ou seja, a Primavera não tardaria a chegar. Esta festividade está associada à deusa celta do fogo, da cura e da poesia, "Brigid", que é comumente retratada com três faces. Atualmente, esta festividade faz parte da tradição de pagãos e da Wicca, uma religião neopagã que se rege pela Natureza, adorando de igual modo o Deus e a Deusa, que procura o desenvolvimento espiritual através do conhecimento da Natureza e da natureza humana. Está muitas vezes associada à Magia Branca, do Bem, que respeita todos os seres sem interferir com o livre arbítrio de cada um. Leia mais sobre "Imbolc";

- Parentalia - festa religiosa romana realizada em homenagem aos mortos. O festival começava no meio-dia de 13 de fevereiro e culminava em 21 de fevereiro;

- Fortuna Dies - era o dia dedicado a Fortuna pelos romanos, e para praticar “adivinhação”. Feiticeiras, magos, videntes e oráculos romanos eram todos homenageados neste dia. Era um dia para prestar respeito aos poderes invisíveis que influenciavam as vidas e acontecia por volta do dia 5 de fevereiro;

- Lupercalia - Um festival, também romano, de purificação e de fertilidade de inférteis. A Lupercalia, Lupercália, Lupercais ou Festas Lupercais era um festival pastoril romano, celebrado a "XV Kalendas Martias", que corresponde hoje ao dia 14 de fevereiro. Ele acontecia todo final de ano e simbolizava principalmente a purificação de Roma para o ano que estava por vir e o restabelecimento da fertilidade de mulheres. (Lembra-se, para eles, o ano começava em Março). Algumas fontes, ligam o dia dos namorados "Valentine's Day" (Dia de São Valentim) que é comemorado no dia 14 de fevereiro, com a "Lupercália". Leia mais sobre "Lupercalia"

Por:

João Batista Salgado Loureiro

Cofundador da Holystica®, Escritor, Especialista em Maçonologia, Engenheiro Civil, Astrônomo Amador, Autor de Produtos de Astronomia, Palestrante de Astronomia e Motivacional

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page