top of page

"Imbolc", um Festival das Luzes e do Fogo Purificador



"Imbolc", também escrita "Oimelc" ou "Oimelg", era um Festival das luzes, do Renascimento e do Fogo Purificador dos celtas que acontecia entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, que celebrava os primeiros indícios da aproximação da Primavera, a aproximação do final da "hibernação de toda a vida" do hemisfério norte.


Essa era a época em que os antigos sabiam que, embora o inverno no hemisfério norte ainda estivesse em pleno vigor, os dias estavam ficando mais longos e o Sol, aquele doador de vida, voltaria à sua proeminência.


Os antigos povos pagãos, dos quais conhecemos melhor os Celtas, regiam o seu calendário pelos ritmos da Natureza e do Universo.


O seu calendário assinalava algumas festividades especiais relacionadas aos Solstícios e aos Equinócios, pois traziam mudanças significativas em seu cotidiano.


A última festividade do ano era marcada pelo Solstício de Inverno quando se dava a noite mais longa. A primeira era o "Imbolc", que os lembrava que a Primavera não tardaria a chegar.

O "Imbolc" é ainda hoje celebrado pelos pagãos e pela Wicca do hemisfério norte (religião neopagã que se rege pela Natureza, adorando de igual modo o Deus e a Deusa, que procura o desenvolvimento espiritual através do conhecimento da Natureza e da natureza humana. E, está muitas vezes associada à Magia Branca, do Bem, que respeita todos os seres sem interferir com o livre arbítrio de cada um).


A Festividade acontecia na noite do dia 1º para o dia 2 de Fevereiro, aproximadamente no meio do caminho entre o Solstício de Inverno e o Equinócio de Primavera, marcando o tempo em que começavam a despontar os primeiros sinais da aproximação da Primavera.


Podemos salientar que o nome Fevereiro deriva do latim "Februarius", que por sua vez está associado a "Februa", a festividade romana de purificação, e ao deus "Februo", deus da morte e da purificação. (Ler mais a respeito no artigo: É chegado o "Mês da Purificação"! Fevereiro, um mês que nem sempre existiu!)


"Imbolc" é uma festividade que está associada à deusa celta do fogo, da cura e da poesia, "Brigid", ou "Brighid", que é retratada com três faces. (tendo sua correspondente católica Santa Brígida).

É também chamado de "festa das luzes e do fogo purificador" e está associado ao fogo e à fertilidade, no sentido de procriação.


Há uma festividade católica correspondente que é a festa de Nossa Senhora das Candeias, também chamada Nossa Senhora da Candelária ou Nossa senhora da Luz. (Geralmente as festas católicas que coincidem com festas pagãs, tinham o intuito de apagar da memória e do mapa todo e qualquer hábito pagão da antiguidade.)


Diz-se que a deusa "Brigid" possuía a chama eterna e carregava consigo uma tocha que nunca se apagava.


Sabe-se que o fogo sempre intrigou muito a humanidade e tem consigo uma insígnia de cura, de transformação, de limpeza e de proteção, ou seja, afasta aquilo que é negativo, já que tudo que é negativo está associado à escuridão.


Desde os primórdios, o fogo era usado para vencer a escuridão das cavernas e para defesa de ataques de animais selvagens.


Em tempos remotos, era no início do mês de Março que nasciam os cordeiros, e muitas vezes os pastores só percebiam que as ovelhas estavam prestes a dar à luz em Fevereiro, quando as suas barrigas ganhavam maior volume.


Para os povos antigos a promessa de mais fartura, de pasto, de queijo e leite e de outras coisas que acalentariam o tenebroso inverno, despertava a alegria da renovação da vida e a segurança de que voltariam a ter mais formas de subsistir, e por essa razão esta passagem da Natureza passou a ser celebrada.


E vem daí a etimologia da palavra "Imbolc", já que significa em sua origem"na barriga". (O Imbolc irlandês deriva do antigo irlandês i mbolg, "na barriga".)


É também o período em que muitos outras espécies de animais entram na fase do cio, que permite a procriação.


Em terras com latitudes mais frias, onde há gelo e neve, estes começam a derreter nesta época do ano, deixando para trás, na memória, o período mais frio do Inverno.


A erva fresca começa a se despontar nos campos, a água passa a correr ágil nos ribeiros.


Toda a natureza a se "espreguiçar" depois do tempo da hibernação e prepara-se para o definitivo despertar que chegará com a Primavera.


No hemisfério norte, nesta altura do ano os dias são já visivelmente maiores.


O "Imbolc" na Irlanda é celebrado nessa data desde o período neolítico. Isto é confirmado pelo alinhamento de alguns monumentos megalíticos.


Por exemplo: no montículo dos Reféns, na colina de Tara, a câmara interna está alinhada com o nascer do sol nas datas de "Imbolc".


Por:

João Batista Salgado Loureiro

Cofundador da Holystica®, Escritor, Especialista em Maçonologia, Engenheiro Civil, Astrônomo Amador, Autor de Produtos de Astronomia, Palestrante de Astronomia e Motivacional

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page