Entenda o que é o Equinócio


Amanhã acontece o equinócio no planeta Terra, um evento celeste que faz com que o dia e a noite figuem quase iguais.


Em um equinócio, a linha divisória entre o dia e a noite quando visto do espaço, torna-se vertical, "conectando" os pólos Norte e Sul da Terra.


Ele marca a mudança das estações em nosso planeta, com o Hemisfério Sul fazendo sua transmutação de verão para outono, e o Hemisfério Norte entrando na primavera.


O evento astronômico que marca essa transição é chamado de "equinócio", que provém do latim "aequinoctìum", "noites iguais" (aos dias), e acontece duas vezes por ano, a primeira em torno de 21 de Março e a seguinte em torno de 21 de setembro.


A razão da mudança das estações é considerado um dos conceitos frequentemente mais mal compreendidos da ciência.


Em virtude disto, vamos aproveitar a atual mudança das estações que o planeta passará amanhã com o equinócio de março, dia 20 de Março, exatamente ás 18:58 BRT (Brazilian Time), para tentar esclarecer alguns fatores.


Por volta das 18:58 hs BRT, o Sol, a Terra e qualquer satélite geossíncrono formarão um ângulo reto entre o que há luz e o que não há, proporcionando uma visão "vertical" da borda que determina as sombras do anoitecer e a luz do entardecer e do amanhecer.